Alumbramento
A palavra favorita de uma pessoa diz muito sobre ela. A minha é alumbramento; que quer dizer iluminação, inspiração e encanto. É como gosto de sentir a vida com a essência de poeta, sempre encantando e me encantando, inspirando e me inspirando, iluminando e me iluminando onde quer que seja.
Estive a conversar esses dias com uma artista sobre as palavras e seus significados. Chegamos à conclusão de que o francês, especificamente, tem palavras muito bonitas de se pronunciar. “Coeur” é uma delas que, muito embora pareça com coelho, na verdade quer dizer “coração”. Existem algumas frases muito chiques em francês para se dizer num jantar romântico, principalmente se tiver vinho, como por exemplo: “Mon coeur bat fortpour toi”. Que quer dizer “Meu coração bate forte por você”.
Mas veja bem, a Língua Portuguesa é linda demais para usarmos só palavras francesas nessa crônica. Cá estão algumas palavras encantadoras na minha humilde opinião de poeta: Amanhecer, encanto, enternecer, imprescindível e biscoito. Não é à toa que o nosso idioma é tão bonito e éconsiderado, aliás, um dos mais belos do mundo.
É por isso que admiro os artistas, sobretudo os escritores, pois só eles são capazes de organizar as palavras de um jeito gostoso, de um jeito que o leitor, embebido pelo fascínio do que está sendo dito, se perde dos problemas do dia a dia e é transportado para um ambiente que somente o reino da literatura pode nos proporcionar.
A poesia tem um papel fundamental nessa história. As palavras devidamente organizadas e dispostas da forma correta dançam no papel e provocam um alumbramento em quem lê. Encanto esse capaz de inspirar e transformar em mais poesia. A arte, em sua essência, é passada de artista para artista através do espírito da inspiração e o poeta, escritor, desenhista, pintor ou artesão, munido do sentimento certo, é capaz de fazer qualquer coisa.
A arte é um afago ao nosso espírito que, transitoriamente preso na terra, se distrai das barbaridades do nosso mundo atroz. Há quem diga que também há música, poesia e arte no plano espiritual. Que assim seja!