Espiritismo

Vibração e pensamento

setembro 26, 2025 · Pedro K. Calheiros

Deve ficar confusa a minha mente. Pela manhã, xadrez. Ao meio-dia e início da tarde, conceitos do direito; os pormenores que delineiam os direitos dos advogados, bem como os demais incisos que albergam o compêndio do Estatuto da OAB. No avançar da tarde, impelido por um devaneio solto, começo a procurar, em obras espiritistas, o quanto os pensamentos influem em nossa vida.

Descubro, sem qualquer surpresa, que o ser humano manipula o fluido cósmico universal através da mente; quando manifesta algo, a bem da verdade, está a plasmar a coisa desejada – e esse processo ocorre de forma consciente e inconsciente. O tal fluido é do que é feito tudo o que conhecemos; das coisas etéreas às coisas materiais, variando, em muitos graus, a densidade, de acordo com o estado que ocupa.

Determinada pela soma da nossa bagagem emocional e cultural das vidas pretéritas, a nossa realidade psíquica compõe tudo o que somos; o que pensamos e sentimos é mais real do que qualquer objeto ponderável que compõe nosso cenário.

Quando, não raras vezes, não gostamos de alguém sem qualquer motivo aparente, trata-se do nosso perispírito a sentir o campo vibratório do outro ser, que acaba por atrair, como um ímã, energias e companhias invisíveis que comungam de seus adversos preceitos, sendo, assim, nada mais, nada menos, do que um reflexo dos sentimentos e pensamentos que mais estão em voga.