Conto

O dia que tentei subornar uma idosa

novembro 8, 2024 · Pedro K. Calheiros

O motivo, em minha defesa, era o dos mais nobres; ela tinha uma edição única de um box de livros que eu queria muito ler. Tudo começou quando a Haper Collins Brasil lançou as famosas edições de luxo da Agatha Christie. Cada box tem três livros, cada um com um mistério – e por Deus, que elegância… 

O cheiro das páginas, cuidadosamente encadernadas e bordadas à linha só não causam mais farfalhar no meu miocárdio do que o cheiro do papel pólen. A visão das edições, todas lidas, cuidadosamente dispostas na estante também são motivo de um sorriso bobo… O problema era que eu tinha todos os boxs, menos o último. 

Após uma pesquisa rápida, descobri que os benditos livros haviam sido publicados em 2021, numa tiragem única e exclusiva, em parceria da editora com a Amazon Brasil. Fui ler os comentários do box na Amazon (esgotado) e, para a minha felicidade, uma tal de Carmela estava super feliz com seus livros novos. Mal sabia ela que não por muito tempo…

Após colocar em prática as minhas habilidades de detetive, consegui o número da amável e adorável senhora, que me atendeu desconfiada e um tanto quanto raivosa. Ao fundo uma voz masculina, provavelmente do seu marido, informava que o Jornal Nacional já havia começado. Expliquei a ela a minha situação e pedi desculpas por ligar sem aviso, como um tresloucado que por algum motivo consegue descobrir o que quer (o número dela, no caso).  Eu disse que pagava o dobro, que ia arcar todos os custos de envio pelo Correio. Após me ouvir, atenta, ela me respondeu, calma: “Meu filho, eu não sei ler.”